O Curso tem por objetivo capacitar o aluno em Gerenciamento de Projetos através de um curso completo que aborda todo o conteúdo do Guia PMBOK® do PMI®, incluindo o desenvolvimento de um projeto completo, além de outros exemplos e casos, além de abordar a implantação de Escritórios de Projetos.
Este curso não tem foco na preparação para certificações, embora a base teórica seja a mesma.
Serão apresentadas técnicas e ferramentas mais adequadas para desenvolver escopo, motivar equipes, alocar e gerenciar recursos de modo a gerar maior produtividade, para que os profissionais possam atuar com eficácia no gerenciamento de seus projetos.
Opcional: Módulo Abordagens Ágeis - Para organizações que desejam capacitar suas equipes também em Scrum, Kanban, XP e outras
Por que realizar este treinamento?
Objetivos
Público Alvo
Profissionais que atuam gerenciando projetos, uma carteira de projetos ou programas em suas organizações ou que desejem conhecer a metodologia de Gerenciamento de Projetos do PMI. Organizações que desejam preparar seu pessoal para atuar em um ambiente de projetos ou organizar um escritório de projetos.
Metodologia
O treinamento tem como referências maiores o Guia PMBOK® (Um Guia Para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos), a mais importante referência no mundo sobre gerenciamento de projetos, e o Guia Ágil, ambos do PMI®. O programa não é estritamente focado no conteúdo abordado pelos guias, porém os utiliza como referências principais.
O curso constará de teoria, exercícios práticos e análise de casos. Durante o curso os alunos terão a oportunidade de acompanhar um projeto completo, desde sua concepção até seu encerramento, passando pelo tratamento das mudanças no mesmo. Além do projeto exemplo, os alunos terão oportunidade de realizar exercícios com projetos próprios.
Eventualmente, caso o cliente deseje, poderão ser utilizados exemplos, modelos e ferramentas da própria empresa, como forma dos alunos verificarem a aplicabilidade prática do treinamento junto aos processos atuais da organização.
Embora o curso não necessite computador, será disponibilizado material eletrônico com formulários em Word, além de diversos exemplos prontos que o aluno pode utilizar. O material contém diversas ferramentas de software (cópias demonstrativas ou ferramentas livres), como WBS Schedule Pro, MS Project, ProjectLibre, Mapas Mentais, análise de risco, etc., que o aluno terá a oportunidade de instalar, caso tenha acesso a computador
Programa
1. VISÃO GERAL
PMI e o Guia PMBOK® Auto avaliação de capacitação Definição e exemplos de projeto Subprojetos Gerenciamento de Programa Gerenciamento de Portfólio Seleção e priorização de projetos Análise de viabilidade de projetos Problemas típicos de projetos Gerenciamento de projetos Metodologias de GP Áreas de Conhecimento Processos do gerenciamento Ciclos de vida e etapas OPCIONAL: Abordagens Ágeis
OPCIONAL: Abordagens Ágeis
Anteprojeto Termo de abertura Objetivos gerais e específicos Estruturas organizacionais O Gerente de projeto e suas responsabilidades Competências do GP Habilidades gerenciais chave O desafio da mudança de papel Ética e Conduta Profissional O patrocinador Identificação das partes interessadas Lista de verificação da iniciação
3. PLANEJAMENTO DO PROJETO
O plano de gerenciamento do projeto Escopo Levantamento de requisitos Escopo do produto e do projeto Entregas, restrições e premissas Decomposição do escopo EAP – Estrutura Analítica do Projeto Backlog do Produto Dicionário da EAP Prazo Definição de atividades Dependências Sequenciamento das atividades Esperas e Antecipações Diagramas de rede (PERT) Estimativa de recursos e de duração Pontos de história Caminho crítico e folgas Nivelamento de Recursos Método da Corrente Crítica Desenvolvimento do cronograma Compressão do Cronograma Softwares (MS Project, OpenProj, etc) Custos Estimativa de custos Montagem do orçamento Riscos Identificação e análise de riscos Respostas aos riscos Simulação com Análise de Monte Carlo Qualidade Planejamento da qualidade Prevenção x Inspeção Custo da qualidade Comunicações Planejamento das comunicações Tecnologias de comunicação Fatores que afetam a comunicação Planejamento de reuniões Aquisições Gerenciamento das Aquisições Subcontratação e contratos Documentos de Aquisição Recursos Gerenciamento de Recursos Atribuição de responsabilidades Montagem da equipe Lista de verificação do planejamento
Reunião de partida Desenvolvimento de equipe Gerenciamento das partes interessadas Liderança Situacional Tipos de Poder Inteligência Emocional Administração de conflitos Teorias Motivacionais Métodos de comunicação Auditoria de qualidade Lista de verificação da execução
Controle do trabalho Análise de desempenho e previsões Gerenciamento do Valor Agregado Relatórios de desempenho Ferramentas de Controle da qualidade Fluxogramas, Espinha de peixe, Pareto, gráficos de controle Controle e monitoração de riscos Administração das Aquisições Controle de mudanças Lista de verificação do controle
Procedimentos administrativos Documentação e arquivos Termo de recebimento Lições aprendidas Pesquisa de satisfação Operação Assistida Passo-a-passo Lista de verificação do encerramento
Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio Serviços e valor do PMO Modelos de Escritórios de Projetos Modelos de maturidade
Exercícios Práticos
Os seguintes exercícios práticos serão desenvolvidos durante o treinamento:
Observações
O que o aluno recebe
Exclusivo
Todos os alunos serão inscritos na Comunidade Virtual PM Tech - Fórum de discussão na internet exclusivo para os alunos dos cursos e que visa a troca de informações, conhecimento e oportunidades de atuação em projetos.
Local disponível para o curso (caso não deseje fazer na sua empresa)
A PM Tech pode providenciar a sala de aula.
Coordenador do Curso
Mauro Sotille , MBA, PMP, PMI-RMP, ITIL
Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nacional de Rosário, Mestr. pela UFRGS, Especialista em Administração de Empresas e em Ciências da Computação. Bacharel em Informática e Engenheiro pela UFRGS. Possui certificação Project Management Professional (PMP) desde 1998 e certificado PMI Risk Management Professional. Fundador e ex-Presidente do Project Management Institute (PMI) RS. Membro do PMI Strategic Alignement Program Review Comitee do PMI. Representante da América Latina junto ao PMI Community Development Member Advisory Group (CDMAG). Membro do PMI Community Development Group. Diretor do PMI-ISSIG para a América Latina. Uníco Brasileiro escolhido para o PMI Masters Class em 2008 nos EUA. Diretor da SUCESU-RS. Certificado ITIL Foundations pelo EXIM. Filiado à Global Association of Risk Professionals (GARP). Membro da Comissão Especial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre as Normas de Gestão de Riscos. Especialista em gerenciamento de projetos, participou do desenvolvimento do Guia PMBOK. Participa do grupo que está desenvolvendo o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos do PMI (OPM3). Professor junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), PUC-RS e outras instituições. Participa do corpo editorial da Revista MundoPM. Tem orientado profissionais na capacitação em práticas de gerenciamento de projetos e em cursos visando as certificações PMP e CAPM. Coautor dos livros "Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos: livro base de preparação para certificação PMP", "Gestão do Escopo em Projetos" e “PMO – Escritório de Projetos”. Treinou e implantou Escritório de Projetos e Metodologias de Gerenciamento por Projetos em diversas empresas. Atuou profissionalmente em organizações como Dana Corp. (EUA) e Saab-Scania AB (Suécia). Como gerente de Parcerias e Contratos da Hewlett-Packard, divisão de Consultoria, por 14 anos atuou como gerente sênior de projetos e desenvolveu atividades relativas à alianças, aquisições e relacionamento com fornecedores, além de participar da implementação de CMMI. Instrutor junto ao MPS.BR. Diretor da PM Tech Capacitação em Projetos.
Faça como o Aeroporto de Viracopos, AG2, AGCO, Andrade Gutierrez, Arezzo, Banco do Nordeste, Banco Topázio, Banrisul, Camargo-Correa, CDL, Comil, Dell, DHB, Ecossis, Eletronorte, Embraer, Embratec, Gerdau, Grendene, Infraero, John Deere, JPTE, JTI, Mectron, Mendes Junior, Oi, SEFAZ, SPM, TNT Mercurio, Petrobrás, Stefanini, Springer, Schweitzer, TRE, TRT, Unimed, Yara e outras. Ligue para a gente.
Os alunos obtêm 30% de desconto na aquisição de livros e e-books junto à Editora Brasport
Os alunos recebem desconto na assinatura da Revista Mundo PM - A revista do gerente de projetos
Alguns Cursos Complementares
PMI, PMP, CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, PgMP e PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc