Visualizadores para arquivos MS Project
Softwares para visualizar arquivos do MS Project..
Live Project - Kadonk:
www.kadonk.com
Project Libre:
www.projectlibre.org
Seavus:
www.seavusprojectviewer.com
Housatonic Project Viewer:
www.projectviewercentral.com
Project Viewer:
www.projectreader.com
Project on Web Viewer:
www.twiddlebit.com
Steelray: www.steelray.com
Gantt Project: www.ganttproject.biz
Questões frequentes sobre MS Project
1. Como exportar arquivos MS Project para Excel® e manter a
estrutura?
Se você deseja compartilhar seu cronograma MS Project com alguém
que não possua a ferramenta, você pode salvá-lo como um arquivo .xls.
Infelizmente a estrutura vai ser perdida. Assim o cronograma vai
ficar bastante difícil de ler.
Os passos a seguir vão permitir a exportação e reter a estrutura:
1. Salve o arquivo como "Página da Web"
2. O assistente para exportação vai ser iniciado
3. Escolha "Usar Mapa Existente"
4. Clique em "Exportar para HTML usando modelo padrão"
5. Clique em todos os botões "Avançar" e conclua
6. Encontre o arquivo salvo
7. Mude a extensão do arquivo de .html para .xls
8. O plano vai abrir em Excel com a estrutura intacta.
Modificações podem ser feitas no arquivo Excel® e enviadas de volta ao Project
para serem incorporadas no cronograma. Se a saída não contém os campos que você
necessita, escolha um modelo de exportação diferente. Ou crie seu próprio mapa.
2. Qual a diferença entre os campos "%
Concluído" e "% Físico Concluído"?
Os cálculos realizados quando há inserção de dados nestes campos são
diferentes?
“% concluído” - É o percentual de data da atividade, este percentual
é calculado em relação a duas informações: “duração Real” e “duração
restante”. Ao lançar duas das três informações (“% concluído”,
“duração Real” ,“duração restante”) o MS Project calcula a terceira
baseado na data de status. Em geral se atualiza a a “duração Real”;
“duração restante” e o sistema calcula automaticamente o “%
concluído”.
“% físico concluído” – É um campo para se digitar o % físico
propriamente dito.
OBS.: Esta coluna tem um bug que não mostra o % físico das
atividades resumo, podendo resolver criando uma coluna personalizada
qualquer indica a formula “= % físico concluído” e marcando a opção
que faz com que na atividade resumo seja feita uma média.
3. Como obter o valor previsto de avanço
para as atividades do Cronograma?
Suponha uma atividade de duração 10 dias, com início em 01/Jan e término em
10/Jan. Se a data de posição for 05/Jan, meu avanço físico (teoricamente) deverá
ser 50%. Para mostrar essa posição e saber o avanço previsto de cada atividade
numa data especifica pode-se criar uma copia do projeto, colocar a data de
posição na data desejada e atualiza-se a atividade ou projeto conforme previsto.
1. Criar um campo personalizado no formato texto e selecionar “Usar Fórmula”
no atributo de cálculo
2. No campo fórmula, acrescentar a seguinte fórmula:
CInt(IIf([Início]<=Now();IIf([% concluída]<100;IIf([Duração]>0;IIf((ProjDateDiff([Início];Now())/[Duração])*100>100;100;(ProjDateDiff([Início];Now())/[Duração])*100);0);100);0))
& "%"
3. Feito isso, a coluna está pronta para ser utilizada no projeto, inclusive
para gerar indicadores.
4. Como obter o valor percentual de cada
atividade para a EAP, considerando seu peso dentro do projeto ou
dentro de sua tarefa-resumo?
Supondo que uma atividade de duração 10 dias representa (em termos de
duração) 10% de uma tarefa-resumo cuja duração é 100 dias e 5% de um projeto
cuja a duração é 200 dias. Para exibir esses percentuais crie uma coluna
personalizada com formula para calcular o percentual de avanço baseado em uma
coluna de peso (personalizada), multiplicando % pelo peso.
5. Como converter arquivo com extensão .mpp
do MS Projet para um arquivo .mpx?
Você pode utizar uma biblioteca gratuita para converter arquivos
.mpp para .mpx. Maiores informações sobre MPXJ no site: http://sourceforge.net/projects/mpxj.
6. Como fazer para colocar o ponto
separador dos milhares no campo 'Número' no Project?
Use um campo texto personalizado (por exemplo Texto1) com a
seguinte fórmula: Format([Número1];"0,000.99") , supondo que o campo
Número1 contém o valor que se deseja formatar.
7. Como compartilhar os recursos do MS
Project?
- Crie um projeto com um nome como nome "Recursos
Compartilhados";
- Antes de colocar qualquer recurso, configure o calendário;
- Inclua todos os recursos da sua Empresa (que podem ser pessoal e
equipamentos);
- Para os novos projetos que for criando, não insira nenhum recurso;
- Compartilhe os recursos destes novos projetos com o projeto
"Recursos Compartilhados"
- Acesse a opção "ferramentas/compartilhar recursos" (msp 2007) ou
Clique na guia Recursos. No grupo Inserir, clique em Adicionar
Recursos (msp 2010).
8. Como vincular duas atividades que estão
em projetos (arquivos .mpp) diferentes?
Para que, ao modificar uma atividade no arquivo 01.mpp, uma
atividade vinculada no arquivo 02.mpp seja atualizada, siga os
passos a seguir:
- Crie um novo arquivo Principal.mpp;
- Através da opção do menu "Inserir -> Projetos", insira os projetos
01.mpp e 02.mpp;
- Faça as relações de precedência entre tarefas normalmente,
selecionando-as;
- Salve o arquivo Principal.mpp;
- Salve os projetos 01.mpp e 02.mpp.
Agora as alterações executadas na predecessora em um arquivo
atualização a sucessora em outro, uma vez que você criou
precedências externas nos arquivos 01.mpp e 02.mpp, os quais
funcionarão independentemente. É possível trabalhar com os projetos
01 e 02 sem abrir o Principal. As tarefas externas serão mostradas,
porém não simultaneamente, pois o 2º será somente leitura.
Lembre-se que esta opção não permite gerenciar recursos de maneira
única, uma vez que cada projeto mantém sua planilha de recursos,
mesmo que os nomes dos recursos sejam os mesmos.
9. Como visualizar o tamanho do projeto no
MS Project?
a) Menu Ferramentas > Opções > Aba Exibir, selecionar "mostrar
tarefa resumo do projeto"
b) Menu Projeto >Informações sobre o Projeto > botão Estatísticas
10. Como incluir a coluna de % previsto (calculado conforme a
linha de base) no MS Project visando a comparação com o % realizado?
a) Incluir um campo numérico qualquer (ex: Number1)
b) Clicar com o botão direito sobre o cabeçalho do campo para customizar
c) Adicionar a seguinte fórmula: IIf([Cost]>0;([BCWS]/[Cost])*100;[% Complete])
d) Alterar para o calculo das atividades sumárias também usar a formula
Nota: Para funcionar você deve ter recursos valorizados e alocados para todas as
atividades e uma linha de base salva pois a formula usa um campo do valor
agregado (custo orçado do trabalho agendado) como referencia. Alguns projetos
não necessitam que os custos sejam pagos pelo orçamento do projeto. Neste caso,
pode-se colocar um valor de R$1/hora para cada recurso apenas para funcionar o
cálculo do valor agregado.
11. Você sabia que as atividades marco (duração zero) têm um peso
no percentual concluído (%) no MS Project?
Imagine que tenhamos duas atividades em sequencia, com um marco
de final de projeto logo a seguir. Ao informarmos que as duas
atividades estão concluídas (100% Concluído), notamos que o sumário
do projeto fica em 99%! Isso ocorre porque o marco de final do
projeto, mesmo com duração de 0 dias tem peso de 1% no avanço global
do cronograma. Devemos então informar 100% concluído também para o
marco de final, para que o sumário do cronograma informe os 100%
completos no projeto como um todo.