A certificação de Profissional
em Gerenciamento de Cronograma (PMI-SP)® do PMI é uma resposta
ao aumento da complexidade e diversidade, e do uso do gerenciamento
de projetos no mundo. Reconhecida e exigida mundialmente, a
certificação PMI-SP® preenche a necessidade de um especialista em
gerenciamento de cronograma no projeto.
Ela reconhece sua expertise e competência para desenvolver e manter
cronogramas dos projetos, além de possuir habilidades e
conhecimento em outras áreas de gerenciamento de projetos.
Qual o perfil do candidato à certificação?
A certificação PMI-SP® demonstra habilidade e competência especializada para
gerenciar cronograma de projetos. Se você está procurando assumir um
papel de especialista em gerenciamento de cronograma em sua equipe de
projeto, aprimorar suas habilidades básicas de gerenciamento de projetos
e demonstrar o seu conhecimento especializado para atuais ou potenciais
empregadores, com certeza, a certificação PMI-SP® é para você.
Pré-requisitos
Os candidatos a credencial PMI-SP® devem obedecer aos seguintes
pré-requisitos:
Para quem é formado no ensino superior:
- 30 horas de educação em gerenciamento de cronograma (inclui
cursos, palestras, eventos, etc.)
- 3.500 horas de experiência em gerenciamento de cronogramas de projetos adquiridas nos últimos
5 anos
ou
Quem completou o ensino médio:
- 40 horas de educação em gerenciamento de cronograma de projeto (inclui
cursos, palestras, eventos, etc.)
- 5.000 horas de experiência em gerenciamento de cronogramas de projetos adquiridas nos últimos
5 anos
Processo de Inscrição
O primeiro passo é preencher e submeter o formulário on-line no
website http://certification.pmi.org, no qual o candidato informa
seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência
profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir
do início de seu preenchimento.
Após o envio, em até 10 dias, o PMI® avalia os dados enviados e
permite que o candidato faça o pagamento.
A etapa seguinte é o agendamento do exame, até 1 ano depois da inscrição ter
sido aceita.
Exame
O exame é composto por 170 questões de múltipla escolha (20 são
"pré-teste", não identificadas, aleatoriamente distribuídas e não
afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de 3,5 horas,
sem intervalos. Por enquanto, o exame está disponível somente em
Inglês.
Conteúdo do exame
As questões são baseadas no
PMI-SP Examination Content Outline.
Domínio |
Percentagem |
1 -
Estratégia de cronogramas |
14% |
2 -
Planejamento e desenvolvimento de cronogramas |
31% |
3 -
Monitoração e controle de cronogramas |
35% |
4 -
Encerramento de cronogramas |
06% |
5 -
Gerenciamento de comunicações com partes
interessadas |
14% |
Total |
100% |
Taxas
A inscrição para o processo de certificação custa US$ 520 para membros do PMI. O valor para não membros é de US$
670.
Auditoria
Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada
pelo processo de auditoria. Cerca de 10% das candidaturas para a
certificação passam por um processo de auditoria. Nesse caso o
candidato é notificado por e-mail e deve enviar pelo correio os
seguintes documentos em até 90 dias:
- Cópia do diploma
- Assinatura (em documento enviado pelo PMI) dos gerentes ou
supervisores dos projetos informados
- Fotocópias dos certificados de cada curso feito ou evento que
participou para completar
as 30 horas
Se você
cair na auditoria, o Formulário
de Verificação de Experiência,
em PDF, contendo as informações
que você mesmo prestou (projetos,
horas e meses) e um formulário
para que a pessoa que vai abonar
confirme nome e endereço lhe
serão enviados pelo PMI via
e-mail.
A pessoa que vai abonar deve
preencher a seção referente aos
dados pessoais e assinar os
documentos (à mão, assinatura
eletrônica não é aceita), colocá-los
em um envelope e assinar
novamente sobre a aba que sela o
envelope (parte da assinatura
fica no envelope parte na aba) e
retornar o envelope para você (não
ao PMI), que vai juntá-lo aos
outros documentos que você vai
enviar ao PMI.
Não é necessário reconhecer
firma. Cada abonador deve ter um
envelope separado. Se uma mesma
pessoa estiver abonando vários
projetos, estes podem ser
colocados no mesmo envelope.
O formulário vem pronto do PMI,
com os dados que você mesmo
informou. É só a pessoa que vai
abonar assinar. Não é possível
se "adiantar" à auditoria, pois
para enviar é necessário o
formulário que vem do PMI.
Após o recebimento de seu
material, o PMI deve processar a
auditoria e emitir o documento
de elegibilidade em cinco dias
úteis.
OBS: Se você não for
selecionado para auditoria não
necessita enviar nada para o
PMI. |
Reexame
Durante o período de
elegibilidade de um ano é possível fazer o exame até três vezes. As
taxas para refazer o exame na segunda e
na terceira vez são US$ 270 para membros
do PMI e US$ 370 para não membros.
Recertificação
O processo de
recertificação visa manter os
credenciados atuantes. É preciso reportar 30 PDU´s (professional development units)
em tópicos de gerenciamento de riscos a
cada ciclo de três anos.
Leia mais aqui sobre o processo de
recertificação
Obs.: Se você já possui uma credencial do PMI, como PMP®, por
exemplo, você pode usar as PDUs obtidas para manter a certificação
PMI-SP®, e vice-versa.
Referências e leituras complementares
Seguem algumas dicas para sua preparação para o processo de
certificação