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PMI - Scheduling Professional (PMI-SP)®

A certificação de Profissional em Gerenciamento de Cronograma (PMI-SP)® do PMI é uma resposta ao aumento da complexidade e diversidade, e do uso do gerenciamento de projetos no mundo. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMI-SP® preenche a necessidade de um especialista em gerenciamento de cronograma no projeto.

Ela reconhece sua expertise e competência para desenvolver e manter cronogramas dos projetos, além de possuir habilidades e conhecimento em outras áreas de gerenciamento de projetos.

   

Qual o perfil do candidato à certificação?

A certificação PMI-SP® demonstra habilidade e competência especializada para gerenciar cronograma de projetos. Se você está procurando assumir um papel de especialista em gerenciamento de cronograma em sua equipe de projeto, aprimorar suas habilidades básicas de gerenciamento de projetos e demonstrar o seu conhecimento especializado para atuais ou potenciais empregadores, com certeza, a certificação PMI-SP® é para você.

 

Pré-requisitos

Os candidatos a credencial PMI-SP® devem obedecer aos seguintes pré-requisitos:

Para quem é formado no ensino superior:
- 30 horas de educação em gerenciamento de cronograma (inclui cursos, palestras, eventos, etc.)
- 3.500 horas de experiência em gerenciamento de cronogramas de projetos adquiridas nos últimos 5 anos

ou

Quem completou o ensino médio:
- 40 horas de educação em gerenciamento de cronograma de projeto (inclui cursos, palestras, eventos, etc.)
- 5.000 horas de experiência em gerenciamento de cronogramas de projetos adquiridas nos últimos 5 anos 
 

Processo de Inscrição

O primeiro passo é preencher e submeter o formulário on-line no website http://certification.pmi.org, no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir do início de seu preenchimento.

Após o envio, em até 10 dias, o PMI® avalia os dados enviados e permite que o candidato faça o pagamento.

A etapa seguinte é o agendamento do exame, até 1 ano depois da inscrição ter sido aceita.

 

Exame

O exame é composto por 170 questões de múltipla escolha (20 são "pré-teste", não identificadas, aleatoriamente distribuídas e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de 3,5 horas, sem intervalos. Por enquanto, o exame está disponível somente em Inglês.

 

Conteúdo do exame

As questões são baseadas no PMI-SP Examination Content Outline.

Domínio Percentagem
1 - Estratégia de cronogramas 14%
2 - Planejamento e desenvolvimento de cronogramas 31%
3 - Monitoração e controle de cronogramas 35%
4 - Encerramento de cronogramas 06%
5 - Gerenciamento de comunicações com partes interessadas 14%
Total 100%
 

Taxas

A inscrição para o processo de certificação custa US$ 520 para membros do PMI. O valor para não membros é de US$ 670.

 

Auditoria

Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada pelo processo de auditoria. Cerca de 10% das candidaturas para a certificação passam por um processo de auditoria. Nesse caso o candidato é notificado por e-mail e deve enviar pelo correio os seguintes documentos em até 90 dias:

- Cópia do diploma
- Assinatura (em documento enviado pelo PMI) dos gerentes ou supervisores dos projetos informados
- Fotocópias dos certificados de cada curso feito ou evento que participou para completar as 30 horas

Se você cair na auditoria, o Formulário de Verificação de Experiência, em PDF, contendo as informações que você mesmo prestou (projetos, horas e meses) e um formulário para que a pessoa que vai abonar confirme nome e endereço lhe serão enviados pelo PMI via e-mail.

A pessoa que vai abonar deve preencher a seção referente aos dados pessoais e assinar os documentos (à mão, assinatura eletrônica não é aceita), colocá-los em um envelope e assinar novamente sobre a aba que sela o envelope (parte da assinatura fica no envelope parte na aba) e retornar o envelope para você (não ao PMI), que vai juntá-lo aos outros documentos que você vai enviar ao PMI.

Não é necessário reconhecer firma. Cada abonador deve ter um envelope separado. Se uma mesma pessoa estiver abonando vários projetos, estes podem ser colocados no mesmo envelope.

O formulário vem pronto do PMI, com os dados que você mesmo informou. É só a pessoa que vai abonar assinar. Não é possível se "adiantar" à auditoria, pois para enviar é necessário o formulário que vem do PMI.

Após o recebimento de seu material, o PMI deve processar a auditoria e emitir o documento de elegibilidade em cinco dias úteis.

OBS: Se você não for selecionado para auditoria não necessita enviar nada para o PMI.

 

Reexame

Durante o período de elegibilidade de um ano é possível fazer o exame até três vezes. As taxas para refazer o exame na segunda e na terceira vez são US$ 270 para membros do PMI e US$ 370 para não membros.

 

Recertificação

O processo de recertificação visa manter os credenciados atuantes. É preciso reportar 30 PDU´s (professional development units) em tópicos de gerenciamento de riscos a cada ciclo de três anos.

Leia mais aqui sobre o processo de recertificação

Obs.: Se você já possui uma credencial do PMI, como PMP®, por exemplo, você pode usar as PDUs obtidas para manter a certificação PMI-SP®, e vice-versa.

 

Referências e leituras complementares

Seguem algumas dicas para sua preparação para o processo de certificação

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