PM Tech - Gerenciamento de Projetos

 

Conheça o Sistema Gerenciador de Exames PMP da PM Tech

3500 questões
 15 simulados PMP
8 simulados CAPM
Interface similar ao exame
Relatório completo ao final de cada simulado.

Disponível a todo os alunos do Curso de Preparação para Certificação PMP / CAPM da PM Tech




« Volta  |  Home » Certificação » Recursos PMP » Questões PMP » Qualidade

Questões de Gerenciamento da Qualidade

 Um conjunto de questões para você conferir como andam seus conhecimentos.

 
1. Sua empresa está na fase da verificação do Escopo de seu projeto, acompanhando os defeitos reportados pelos clientes que estão testando o resultado do projeto. Vários defeitos estão sendo descobertos. Organizar e dar a prioridade aos defeitos está se transformando em um desafio e a equipe quer tomar uma atitude antes que o problema saia de controle. O que os ajudaria a se organizar melhor?

A, Diagrama de Pareto
B. Fluxograma
C. Diagrama de Ishikawa
D. Diagrama espinha-de-peixe

A. O diagrama de Pareto mostra a freqüência dos defeitos em um formato gráfico. O fluxograma mostra o fluxo do processo. Os diagramas espinha-de-peixe e Ishikawa são o mesmo. Mostram quais problemas poderiam acontecer.

 
2. Você está gerenciando um projeto para instalar dezenas de luminárias em um novo edifício residencial. Cada andar tem a mesma configuração. O cliente, uma empresa da área de construção civil, lhe forneceu as especificações para a instalação. A equipe está utilizando um processo para instalar e verificar cada luminária. Conforme a equipe completa cada luminária, o inspetor de controle da qualidade de sua equipe a mede e adiciona uma nova entrada de dados ao gráfico de controle. Você examina o gráfico de controle e descobre que o processo está fora de controle, sendo necessária sua imediata atenção. Qual das alternativas a seguir descreve o que você encontrou no gráfico de controle?

A. Pelo menos sete medidas consecutivas estão acima ou abaixo da média, porém dentro dos limites de controle
B. Pelo menos um ponto está dentro dos limites de controle
C. Pelo menos sete medidas consecutivas estão dentro dos limites de controle
D. Pelo menos um ponto está acima ou abaixo da média

A. Um gráfico de controle é uma ferramenta valiosa para visualizar como um processo está desempenhando no tempo. Ao tomar uma medida depois da outra e colocar no gráfico, pode-se obter uma grande quantidade de informação sobre o processo. Cada gráfico de controle tem três linhas importantes: a média de todos os pontos, um limite superior de controle e um limite inferior de controle. A regra dos sete diz que se você encontra sete medidas consecutivas no mesmo lado da média, há algo errado, uma vez que isso é extremamente improvável.Se você conseguir descobrir uma melhoria para resolver o problema, vai haver menos defeitos para reparar no futuro.

 
3. Qual das seguintes opções descreve um defeito em um projeto?

A. Um engano cometido por um membro da equipe ao fazer um trabalho
B. Uma mudança que a equipe tem de fazer no modo como faz o trabalho
C. Um plano de gerenciamento de projetos que não atinge seus requisitos
D. Uma requisição de mudança que foi rejeitada pelo comitê de controle de mudanças

C. Cuidado para não misturar mudança, defeitos e ações corretivas. Lembre-se que um defeito é qualquer entrega que não atinge seus requisitos. Um defeito não é sempre causado por um engano – os defeitos podem vir de várias fontes e os erros dos membros da equipe somente causam alguns defeitos. Por exemplo, vários defeitos são causados por problemas nos equipamentos. Além disso lembre-se que o plano de gerenciamento de projetos é uma entrega, assim também pode ter defeitos ao não cumprir determinados padrões ou requisitos corporativos.

 
4. Ao iniciar como gerente de projeto recém contratado, você é informado que sua empresa adota uma abordagem “Zero Defeitos” no que diz respeito ao custo da qualidade dos projetos. Qual dos especialistas da qualidade listados a seguir foi o responsável pelo desenvolvimento da abordagem ”Zero Defeitos”?

A. Juran
B. Crosby
C. Ishikawa
D. Deming

B. Philip Crosby desenvolveu a prática do "zero defeitos" (que quer dizer, basicamente, fazer a coisa certa da primeira vez).


Voltar